Tendo em conta as recentes notícias sobre a pandemia Covid-19, o Governo Português lançou novas medidas para conter a propagação. Uma nova variante, batizada de “Ómicron”, tem levado vários países a colocarem restrições às viagens internacionais.
Para todos os que têm agendadas viagens de negócios ou outras a partir de 1 de Dezembro, a RoomsCo reuniu um conjunto de informação para esclarecer todas as suas dúvidas.
Precisa de um teste Covid para regressar a Portugal?
A partir do dia 1 de Dezembro, sempre que regressar a Portugal precisará de apresentar um teste negativo à Covid. Isto aplica-se a cidadãos nacionais e estrangeiros. Mesmo que já esteja vacinada, precisará sempre deste teste. Todas as crianças com mais de 12 anos também precisam de apresentar este teste.
Esta regra aplica-se apenas a todos os que chegam a Portugal Continental, independentemente do país de destino. Os Açores e a Madeira guiam-se pelas próprias regras.
É obrigatório para quem chega por via aérea, terrestre ou marítima.
Quem verifica o seu teste da Covid?
A companhia área onde irá regressar a Portugal é a responsável por verificar o seu teste negativo durante o check-in. Incorrem numa multa de 20 mil euros se existir alguma infração e podem até ver as licenças suspensas.
Precisa de apresentar o teste negativo à Covid no momento da partida, num aeroporto português?
Neste caso, deve confirmar quais são as regras dos países para onde vai viajar. O teste negativo é obrigatório para todos os que regressam a Portugal.
Se vai realizar uma viagem curta, de 1 dia, precisa de realizar outro quando vier para Portugal?
No caso do teste Covid que realizou antes da viagem, se estiver dentro do prazo de validade, quando regressar a Portugal, poderá usá-lo. Tenha presente que os testes PCR têm a duração de 72 horas e os de antigénio de 48 horas. Contudo, é importante que contabilize eventuais atrasos de voos, que podem levar à perda de validade do teste.
Que testes precisa de realizar no regresso a Portugal?
Pode realizar dois tipos de testes. Os PCR que são realizados em laboratório até 72 horas antes do embarque. E os de antigénio, realizados em farmácia, até 48 horas antes. Os autotestes estão excluídos.
Deve realizar sempre no país de onde está a partir, a não ser que o 1º teste que realizou ainda esteja dentro do prazo de validade.
Para serem reconhecidos, devem conter a data, hora e o tipo de teste realizado.
Existem algumas ligações aéreas suspensas?
Sim. Dado o aparecimento da variante Ómicron na África do Sul, estão suspensos os voos de e para os seguintes países:
- África do Sul
- Botsuana
- Essuatíni
- Lesoto
- Moçambique
- Namíbia
- Zimbabué
Quem fiscaliza o cumprimento de todas as regras?
As forças de segurança e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras procedem à fiscalização.
Faz viagens de negócios com frequência?
A RoomsCo pode ajudá-lo a gerir as suas reservas para que os seus colaboradores tenham uma viagem mais produtiva e sempre em segurança.