No final de 2019, tudo indicava que este ano seria um de crescimento exponencial para o setor de viagens corporativas. No entanto, 2020 revelou-se um ano atípico e a pandemia que se instalou a nível global em março veio transformar o panorama das viagens corporativas de forma profunda.
No mundo em que vivemos, ainda é difícil conseguir prever o dia de amanhã – quanto mais perceber como se desenrolará o próximo ano. No entanto, uma coisa é certa: as empresas vão continuar a valorizar as viagens como um investimento para fazer crescer os seus negócios. Leia o nosso último artigo para ficar a par do que os líderes da indústria preveem para o futuro das viagens corporate em 2021.
5 Tendências sobre o futuro das viagens corporate em 2021
Uma nova geração de viajantes
O futuro das empresas pertence à geração Millennial que se encontra agora decididamente estabelecida no mercado de trabalho. Esta mudança de gerações traz consigo um conjunto de alterações a todos os níveis e as viagens corporativas não são exceção. Para 2021 – e os próximos anos que se seguirem – as empresas podem esperar viajantes que utilizam mais tecnologia, são mais independentes e optam por alternativas da economia de partilha como o alojamento local.
Políticas de viagens mais flexíveis
Com a mudança de gerações e a constante inovação no domínio das tecnologias, os colaboradores que viajam em trabalho estão cada vez mais autónomos na gestão das suas próprias viagens. Por isso, é fundamental que as empresas saibam atualizar as suas políticas de viagem para que se tornem mais flexíveis ao mesmo tempo que continuem a permitir a monitorização de custos e a garantir a segurança dos seus colaboradores.
Viagens de bleisure são o futuro
Nos últimos anos, já tínhamos observado a chegada deste novo conceito de viagem ao mundo corporativo. Mas agora podemos confirmar: as viagens de bleisure são uma tendência que veio para ficar. Os viajantes mais jovens, que valorizam a flexibilidade no trabalho e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, procuram cada vez mais formas de encaixar momentos de lazer nas suas viagens de trabalho. É do interesse das empresas facilitar este equilíbrio, aumentando assim a satisfação e produtividade dos seus colaboradores.
Mais atenção às medidas de segurança
Tal como os ataques de 11 de Setembro alteraram profundamente as medidas de segurança em viagem, a pandemia da COVID-19 veio focar a atenção para um novo tipo de segurança: as medidas de higiene que protegem a saúde dos viajantes. Já são várias as companhias aéreas e cadeias hoteleiras a anunciar novos protocolos de higiene e limpeza para recuperar a confiança de viajantes em lazer e trabalho. E as empresas têm também novas prioridades: para além do preço, estando também atentas a medidas de saúde e higiene para garantir a segurança dos seus colaboradores em viagem.
As viagens corporativas vão continuar
Em 2019, previa-se um aumento exponencial e sustentado das viagens corporativas para 2020 e 2021. Apesar da pandemia atual ter colocado um travão forte a esse crescimento, a verdade é que as viagens corporativas continuarão a decorrer – mesmo que agora de uma forma um pouco diferente.